Canvas de Benefício

Canvas de Benefício

O Canvas de Benefício foi criado para gerenciar os benefícios.

O que é um benefício

De forma bem resumida, os projetos fazem entregas, que por sua vez alcançam resultados, que geram benefícios, que se forem vantajosos em relação ao custo ou esforço para seu alcance, geram valor. Vamos definir estes itens abaixo:

Entregas: são os produtos e serviços gerados por um projeto, programa ou portfólio;

Resultado: define os resultados obtidos com as entregas geradas.

Benefício: significa os ganhos mensuráveis que serão obtidos com o uso dos produtos.

Valor: diferença entre benefícios obtidos menos os recursos empregados para alcançar os benefícios.

Como gerenciar benefícios

Planeje sua organização de dentro para fora, ou seja, identifique os benefícios esperados pelos nossos clientes, que solicitam e/ou usam nossos produtos e serviços. Cliente é quem solicita e geralmente financia nossos produtos e serviços e usuário é quem usa estes produtos e serviços. Clientes, usuários, sociedade, governo, academia são partes interessadas que demandam benefícios.

Além dos clientes externos, temos os internos, tais como a alta administração, acionistas, líderes e equipes que demandam benefícios também. Todos os benefícios demandados precisam estar alinhados ao planejamento estratégico para que sejam priorizados dentro da nossa organização.

Uma forma de registrar os benefícios é criar um backlog de benefícios. Além de identificar, precisamos mapear todo o fluxo de valor que será capaz de entregar este benefício.

O Canvas de benefício

Use o Canvas de Benefício para identificar, alinhar com a estratégia de negócio, criar e mensurar o alcance destes benefícios.

Detalhes do Benefit Canvas
Detalhes do Benefit Canvas

A identificação dos benefícios

Primeiro, preencha os itens 1 e 2 do Canvas, segmento de clientes e benefícios esperados respectivamente, para a identificação dos benefícios para a organização, clientes externos e internos.

A mensuração dos benefícios

Em seguida, use os itens 3, 4 e 5 do Canvas, data-alvo, KPIs e valor para definir quando e como mensurar os benefícios esperados ao longo do tempo de forma objetiva, garantido que as organizações avaliem realmente se foram alcançados, o que ocorre em apenas uma pequena parte delas, visto que os projetos são temporários e muitas vezes os benefícios são alcançados bem depois do seu término.

O alinhamento estratégico dos benefícios

Então, vá para os itens 6 e 7 do Canvas, objetivos e resultados-chave associados, que devem ser usados para que sejam entregues apenas os benefícios esperados que estejam alinhados com os objetivos organizacionais. Não devem ser entregues benefícios que, embora sejam esperados pelos clientes, não estejam alinhados com a estratégia de negócio da organização. Caso não conheça o conceito de OKRs, veja o artigo https://portfolioexpert.com.br/o-que-sao-okrs

Como entregar os benefícios

Finalmente, use os itens 8, 9 e 10 do Canvas, fluxos de valor operacional, de desenvolvimento e iniciativas associadas, para identificar os fluxos de valor e as iniciativas que devem ser implementadas para o alcance dos benefícios. Imagine que um aluno de uma universidade tradicional queira o benefício de poder solicitar e receber uma série de serviços da universidade de forma online, tais como obter o histórico, receber o certificado de conclusão, realizar o pagamento destes serviços sem precisar ir na secretaria, dentre outros itens.

Para entregar este benefício, podemos ter uma série de projetos, tais como o desenvolvimento de um novo site e a digitalização dos processos e também uma série de iniciativas operacionais, tais como a criação dos formulários digitais, o treinamento das equipes de atendimento ao aluno, a adaptação de processos de pagamento, dentre outros itens. Os projetos são representados nos fluxos de desenvolvimento, enquanto as atividades operacionais ficam representadas nos fluxos de valor de operacional.

Baixar o Canvas de Benefício

Faça o download gratuito do Benefit Canvas em https://portfolioexpert.com.br/area-vip/benefitcanvas.

Veja o vídeo explicativo de como usar este canvas abaixo:

Conclusão

O Canvas de Benefício foi criado para gerenciar os benefícios, desde a sua identificação até a sua obtenção e manutenção na organização, visando desta forma, criar um fluxo contínuo de valor para a organização e seus clientes.

Para conhecer também nosso framework de agilidade no negócio veja http://www.bamagility.com.br

Deixe seu comentário e sugestões de novos posts que teremos o maior prazer em responder.

Um abraço,

Norberto Almeida

Receba nossas novidades e ofertas exclusivas
Assine nossa newsletter e fique sempre informado sobre todas as novidades em gestão de projetos:
Conheça nosso treinamento Value Management Office (VMO) e entenda como implementar um framework para gerenciar valor