Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O que é valor e um Value Management Office (VMO)?

Diferentemente do que pode sugerir o senso comum, valor não está associado nem prioritária nem exclusivamente ao ganho financeiro.

Isto não significa que o resultado monetário seja menos desejável, legítimo ou crítico do que sempre foi (e será) para a sustentação dos negócios; ele deve ser, isto sim, uma tradução tangível da disponibilização de uma solução (produto, serviço ou ambos) considerada positiva, em um determinado contexto, na percepção dos diferentes stakeholders, tais como acionistas, diretores, parceiros, fornecedores, mas principalmente pelos clientes da organização.

Valor é necessariamente algo desejável e mensurável, um requisito pelo qual o cliente esteja disposto a pagar, pois percebe na sua obtenção um benefício superior ao seu custo.

Em outras palavras, valor pode ser tangível ou intangível e corresponde ao resultado líquido dos benefícios realizados (monetários ou não) menos o custo ou esforço para alcançá-los:

Valor = Benefício – Custo dos recursos ou esforço utilizado para gerar o valor

O que é um VMO?

Um Value Management Office (VMO) é uma estrutura formal ou informal que prestará serviços relacionados à geração contínua de valor para a organização, com foco no cliente e alinhada ao propósito da organização.

Os principais objetivos são a melhoria dos resultados e a redução dos custos sob a ótica do cliente e da organização, a priorização das iniciativas e a criação de uma mentalidade orientada a valor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas novidades e ofertas exclusivas
Assine nossa newsletter e fique sempre informado sobre todas as novidades em gestão de projetos: